Approved Abstracts

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS DA 2-HIDROXIATRAZINA EM GIRINOS DE RÃ-TOURO (Lithobates catesbeianus, SWAN, 1802) EM DIFERENTES TEMPERATURAS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE MULTIBIOMARCADORES



Author(s): Carneiro FE; Grott SC; Israel NC; Bitschinski D; Abel G; Alves TC; Albuquerque CAC; Silva EB; Almeida EA;
Presenter: Francisco Estevão Carneiro

Atrazina (ATZ) é um herbicida triazínico amplamente utilizado, devido ao seu baixo custo e média toxicidade no controle de ervas daninhas. No ambiente a atrazina pode ser degradada gerando a 2-hidroxiatrazina (2HA), um de seus metabólitos mais comuns. 2HA é um dos compostos mais frequentes encontrados em ambientes aquáticos associados à agricultura, e em águas subterrâneas, no entanto, poucos estudos sobre seus efeitos na biota aquática são conhecidos, em especial aos anfíbios. O aumento da temperatura pode interferir no processo de metamorfose dos girinos, em processos bioquímicos, fisiológicos e moleculares relacionados à manutenção da homeostase, podendo levá-los a um estado de estresse oxidativo. Nosso estudo avaliou a influência da temperatura nas respostas de diferentes biomarcadores em girinos de rã-touro (Lithobates catesbeianus) expostos a diferentes concentrações da 2HA. Os girinos em estágio pré-metamórfico foram expostos a 0 (controle) 10, 50 e 200 ng.L- 1 por um período de 16 dias em duas diferentes temperaturas (25 e 32° C). A enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD) teve sua atividade reduzida na temperatura a 25 ºC e a enzima de biotransformação glutationa S-transferase (GST) apresentou redução em sua atividade a 32ºC. As enzimas catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx) e glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH) não sofreram alterações nas atividades para ambas as temperaturas e nas concentrações analisadas da 2HA. A temperatura de 32 ºC afetou a atividade da acetilcolinesterase (AChE), mas a carboxilesterase (CbE) permaneceu inalterada nas diferentes concentrações e temperaturas. Os marcadores genotóxicos (frequências de micronúcleos e anomalias nucleares) não sofreram alterações ao longo do período experimental. Os efeitos histopatológicos da 2HA demonstraram alteração tanto no fígado como para o rim, sendo o rim mais afetado tanto pelo efeito das concentrações como para a temperatura mais alta, apresentando encolhimento glomerular e aumento do espaço de Bowman. O índice de resposta do biomarcador integrado (IBR) indicou um efeito da temperatura e da 2HA. Nossos resultados indicam que a 2HA em concentrações ambientalmente realísticas são capazes de causar alterações nas respostas dos biomarcadores assim como na morfologia dos órgãos como fígado e rim em girinos de L. catesbeianus após 16 dias de exposição. Ainda, que a temperatura influência nas respostas dos biomarcadores avaliados.

Keywords: Enzimas antioxidantes; Estresse oxidativo; Histologia

[back]



Confirmed
Speakers


Venue
HOTEL HIMMELBLAU

Hotel Himmelblau has a family tradition of over 40 years, operating and offering the very best in hospitality. Located in the central region of the city, we are close to the main attractions of Blumenau, next to Shopping Neumarkt and at a distance of 2km from Vila Germanica Park.

Rua 7 de Setembro - 1415 - Centro
Blumenau - Santa Catarina - Brasil
CEP: 89010-203


Any questions?

Please send a message to us!